Cia de Teatro da Bartô

Bonsucesso – Maré

Escola

Escola Escritor Bartolomeu Campos de Queiros
Bonsucesso – R. Praia de Inhaúma, S/N – Maré, Rio de Janeiro – RJ, 21042-130

Responsável

Bianca Alves da Costa
professoradeteatro06@hotmail.com
Facebook

A Cia de Teatro da Bartô nasceu em 2017 com o objetivo de dar vida a um espaço onde os alunos pudessem mostrar seus talentos, suas vozes, suas potências e se aprofundar no exercício da arte dramática através da montagem de peças teatrais. Respondendo ao interesse demonstrado por muitos alunos em aprender e praticar o teatro de uma forma mais ampla e aprofundada e pensando em um espaço diferenciado da realidade da sala de aula, criamos a Cia de Teatro da Bartô.

Nossa primeira montagem foi a peça “A princesa e o dragão” em 2017, a peça foi protagonizada por alunos e apresentada para todas as turmas da escola. Em 2018 montamos a peça “Tempos de escola: Afetos!” com a qual participamos do FESTA. Em 2019 montamos com o 5º ano a peça “Deu a louca nos contos de fadas” e com o 6º ano a peça “Uma Maré de Fridas, Cecílias e Marielles” com a qual participamos do FESTA e fomos finalistas no projeto EcoViver (uma parceria da SME com a Ecopontes).

Com a Cia de Teatro da Bartô os alunos podem descobrir e vivenciar o que há no romantismo, no expressionismo, nas maravilhas do teatro brasileiro. Falar da família, da violência, abrir os olhos para as liberdades, para o poder que as sociedades têm de resistir às opressões e, sobretudo, não deixar que se perca o hábito da crítica para reconquistar a potência de agir.

Relatos de alun_s

Para mim, participar da Cia de Teatro da Bartô, foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida. Eu entrei no momento que eu mais precisava. A professora Bianca deu uma oportunidade para todos nós, esse grupo vai ficar na minha memória para sempre. Nesse grupo aprendi o que era amizade, cumplicidade e companheirismo. Obrigada pela oportunidade.”

Mariana Garcia

_

Tia eu amei fazer teatro, a melhor coisa que eu já fiz na minha vida. Eu amo meu grupo.”

Mayan da Paixão

_

“O teatro pra mim foi uma coisa inexplicável foi onde eu aprendi a perder meu medo e saber controlar minha emoção.”

Carlos Alberto do Nascimento