Grupo de Teatro da E.M. Lavínia

Galeão – Rio de Janeiro

Escola

E.M. Professora Lavínia de Oliveira Escragnolle Dória

Cinqüenta e Três, 203 – Galeão, Rio de Janeiro – RJ, 21941-390
(21) 3353-3285

Responsável

Cléia Carvalho Tomás
(21) 96615-1242
cleiatomas@yahoo.com.br

Em 2018, alunos do nono ano pedem para montar uma peça. Conversamos sobre possíveis temas e estes decidem falar da realidade que vivem, assim nasce O Estrangeiro.

Se apresentam no FESTA 2018  (Festival de Teatro dos Alunos da Rede), mas faltava experiência: sair dos muros da escola e se apresentar para outros públicos. Primeiro se apresentaram em outra escola, depois no Teatro Ipanema, bairro nunca visitado pelos alunos, e nova apresentação num evento na CRE. Eles já ensaiavam sozinhos no contra turno. Apresentavam sensível melhora no comportamento e na escuta, diminuiu a agressividade entre os colegas e o mundo passou a ficar maior para eles, assim como seus sonhos. Depois de formados, em 2019, retornaram ao palco do auditório da Lavínia para mais uma apresentação, dessa vez para os novos alunos que chegavam à escola. Graças a essa experiência, a 11ª CRE cria, através do Clube Escolar, uma oficina de teatro e de áudio visual aberta para alunos da rede, dentro da E.M. Lavínia. Ao grupo original, infelizmente, não é permitido participar das oficinas, pois já estão no ensino médio. As oficinas apresentam excelente resultado. Delas nascem exposições de fotografias, curtas-metragens e peças, além da participação do FESTA 2019. O grupo composto por alunos de todas as séries desenvolve um trabalho bastante consistente. Em 2020, as expectativas são grandes, mas a Pandemia e a dificuldade de acesso à internet prejudicam o processo. Ainda assim, produzem poesias, vídeos, fotografias e participam da Mostra de Talentos da 11ª CRE, com a peça Seja a mudança.

Algumas apresentações

O Estrangeiro (2018)

Morador do Morro Amarelo vai estudar numa escola que atende os moradores do Morro Verde. As duas comunidades são dominadas por facções criminosas rivais. O aluno sente-se como um estrangeiro em sua nova escola, esconde sua origem e tenta se adaptar. Ao ser descoberto como morador do Morro Amarelo, o Estrangeiro é ameaçado e sofre consequências por sua ousadia… O Líder Verde (LV) não perdoa, mas uma história do passado pode reverter essa situação.

FESTA 2018, etapa regional

FESTA 2018 no Teatro Ipanema
vídeo feito pelos alunos e editado pela nossa aluna/sonoplasta Lorena Carvalho

Aventuras de Mariquinha Malgueta (2019)

O número de adolescentes grávidas cresce a cada dia. A adolescência é uma fase delicada. Precisa de atenção e muita compreensão. Mariquinha é uma menina de 13 anos descobrindo sua sexualidade. Sonha em encontrar um amor e um dia, na porta da escola, Zé Tenório conheceu… A história possui três finais possíveis: de acordo com a orientação que a menina ou o menino recebe em casa, a história pode tomar diferentes rumos. Sonho ou realidade?

FESTA 2019

Telefone sem fio (2019)

Por causa de uma “brincadeira” que pode ter acabado de forma trágica, um grupo de adolescentes se esconde numa sala vazia da escola em que estudam. O tempo passa, todos se vão e eles são esquecidos… Lá, enfrentam seus fantasmas e especulam sobre a consequência de seus atos.

FESTA 2019

Seja a mudança (2020)

Num futuro distante, a humanidade reconstrói a sociedade e tenta não cometer os mesmos erros. Nas escavações dos escombros de uma biblioteca, o arqueólogo Elias encontra o diário da professora Sofia, uma líder revolucionária de 2020. Com ele, a humanidade tenta entender o que casou tanta destruição.

Mostra de Teatro da 11ª CRE (2020)