Grupo Fale Sobre Mim

Santa Cruz – Rio de Janeiro

Escola

Escola M. Vera Lúcia Chaves da Costa
Praça Santa Rosália, 100
Vila Cruzeiro na Penha CEP 21070-440
Bonsucesso – Rio de Janeiro – RJ

Responsável

Luiza Rangel Cordeiro
luiza.rangel2@gmail.com

Instagram

O grupo Fale Sobre Mim iniciou suas atividades em 2018 na Escola M. Vera Lúcia Chaves da Costa, localizada no Conjunto Urucânia, Zona Oeste do Rio.

Os encontros aconteciam semanalmente em caráter extra-curricular.  O processo apontou um forte diálogo com o teatro documentário e o uso de narrativas autobiográficas em cena. Em 2019, a esquete de 15 minutos criada no ano anterior para participação no FESTA (Festival de Teatro dos Alunos da Rede Municipal) acabou ganhando um aprofundamento de linguagem e tornou-se um espetáculo de 50 minutos. Nesta nova fase, a professora Luiza Rangel (diretora do espetáculo) também se colocou na experiência de falar de si em cena. A pesquisa se desenvolveu também no espaço da academia, onde Luiza concluiu seu mestrado com o livro “Fale sobre mim – Teatro e autoficção na escola pública” – que teve a peça como objeto de pesquisa. O grupo atualmente é formado por cinco jovens estudantes com faixa etária entre 14 e 16 anos. A editora Moderna citou o espetáculo no livro de “Artes do Ensino Médio” como um exemplo de processo autoficcional e documental com adolescentes. Em janeiro de 2021, o grupo produziu um documentário sobre o processo de criação da peça e seus desdobramentos na comunidade.

_

Instagram

Equipe

Direção
Luiza Rangel

Orientação de pesquisa e supervisão artística
Rosyane Trotta

Elenco e dramaturgia
Analya Britney Silva
Laura Coelho
Lucas Reis
Luiza Rangel
Maria Paula Nurck
Wilson Ruan Primo

Desenho sonoro
José Ricardo Neto

Preparação Vocal
Verônica Machado

Projeto Gráfico
Davi Palmeira

Assessoria de Imprensa
Catharina Rocha – Máquina de escrever

Sobre o espetáculo

Fale Sobre Mim (2019)

Uma professora de escola pública se junta a seus ex-alunos para investigar uma cena autoral tecida a partir de suas narrativas autobiográficas. Colocam-se no exercício de falar de si, expondo sua relação com a escola, a cidade e o passar do tempo.