GRUPO DE TEATRO JOVENS URBANOS

Jacarepaguá

Endereço: R. Igarapé-Açu – Jacarepaguá, Rio de Janeiro – RJ, 22783-116
Responsável: Léo Ferreira
E-mail: lglauco2006@yahoo.com.br

O Grupo existe desde 2017 e funciona
através de uma parceria entre
a Escola Municipal Finlândia
e o prof. Léo, como atividade
extracurricular e ação artístico-pedagógica.

O Grupo de Teatro Jovens Urbanos existe desde 2017 e funciona através de uma parceria entre a Escola Municipal Finlândia e o prof. Léo Ferreira, como atividade extracurricular, na qual a escola sede o espaço físico e o professor Léo entra com a ação artístico-pedagógica, técnica e de produção. Assim, são atendidos, no contraturno da escola, aproximadamente 40 alunos da instituição, que, em época de montagem, chegam a ensaiar aos fins de semana e feriados. Nossos elenco é formado por adolescentes de 11 aos 17 anos, sendo, os mais velhos, ex-alunos da instituição que ainda dão apoio ao grupo, principalmente na função de produtores e preparadores de elenco.
A porta de entrada do grupo é a disciplina eletiva de teatro ofertada pelo professor Léo, já que oficialmente o mesmo é titular da disciplina geografia, trabalhando com teatro, nesta escola, apenas na eletiva e nas atividades do grupo de teatro. Na referida eletiva os alunos são observados principalmente nos aspectos de interesse e entrega e assim são convidados a passar por um período de testes no grupo e posteriormente fazer parte do mesmo.
Nestes 3 anos de existência alcançamos resultados surpreendentes: Participamos do Festival Estudantil de Teatro, em Belo Horizonte; participamos e fomos finalistas do FESTA – Festival de Teatro dos Alunos, evento da rede municipal de ensino; recebemos o prêmio de “Destaque em Educação -2018”, fizemos temporada nos teatros Antônio Fagundes, Teatro Ipanema e Teatro da Escola Sesc de Ensino Médio; além de diversas apresentações em escolas e espaços públicos e privados de nossa cidade. Graças a muito trabalho e a dedicação de todos que fazem este grupo, e graças a parceria e respeito da E.M.Finlândia, em uma escola sem quadra, auditório ou teatro, já alcançamos uma sala de ensaios e pequenas apresentações; uma sala de ateliê cenográfico; e dois camarins. No futuro, ampliar nossa sala de apresentações, transformando a mesma em um teatro experimental para 100 pessoas.